20 de abril de 2010

Escolhas...

Hoje vi algo que me deixou a reflectir sobre como a vida muitas vezes nos encarrega de fazer escolhas para as quais não estamos preparados. E como perante a obrigatoriedade de tomar uma decisão, nos podemos sentir mais preparados do que o que na realidade estamos.
Estou no bloco de Obstetrícia. Tenho-me sentido super entusiasmada e consigo ver-me como obstetra. Ajudar uma criança a nascer é uma sensação surreal... Somos o seu primeiro contacto com o mundo que a vai abraçar e quando arrancamos o primeiro choro áquele bebé, sentimo-nos mais vivos... Mas hoje estive na consulta de Diagnóstico Pré Natal, onde por entre amniocenteses de diagnóstico atendemos um casal. Ela de 33 anos, e ele de 34. Há anos que tentavam engravidar. Tinham inclusivamente recorrido a tratamentos de fertilidade, com estimulação ovárica e FIV. Não tinham conseguido antes... Até que deixaram de tentar. E foi aí que a natureza fez a sua magia... E a vida aconteceu. Há anos que queriam uma criança para amar, e a primerira ecografia mostrou que tinha acontecido e que não era tarde. E que no ventre daquela mãe se aconchegavam três crianças.
Três crianças.
Três bebés para abraçar.
Mas uma gravidez trigemelar não é isenta de risco... Acarreta risco de parto pré termo, numa idade muito precoce. A última grávida que tivemos e que prosseguiu a gravidez teve um parto ás 25 semanas. Nesta idade gestacional, 50% das crianças sobrevivem. E das que sobrevivem, 50% crescem sem malformações ou anomalias. Por isso é oferecida ao casal a possibilidade de redução fetal, geralmente abdicando de um dos embriões, o que permite um melhor desenvolvimento dos outros dois, com maior possibilidades de sobrevivência. E foi isso que o casal decidiu. E foi muito duro. Para eles e para nós. Porque momentos antes tínhamos um bebé a pular. E em segundos deixamos de ver o seu pequenino coração deixar de bater... E fica nos pais a sensação de que abandonaram um dos seus filhos. Alguém que em poucas semanas já amavam mais que a si mesmos. E dói muito quando sentimos que deixamos uma parte de nós...

1 comentário:

Crenteoptimista disse...

Fizeste-me arrepiar e relembrar histórias...
Obrigada